quarta-feira, 13 de julho de 2011

Sobreiro da Herdade de Pai Anes

Outrora considerado como um dos mais espectaculares sobreiros do País, o Sobreiro de Pai Anes é hoje uma sombra daquilo que já foi. Várias pernadas caídas e restam apenas 2 com vigor vegetativo. Descrito há mais de cem anos por Sousa Pimentel no seu livro "Árvores giganteas de Portugal" de 1894, este sobreiro chegou a ser descortiçado nas pernadas principais mas há muito que o deixou de ser. Possui 7,7m de P.A.P. e uma idade superior a 500 anos. Existe indicação da sua localização na estrada Nisa-Póvoa e Meadas. Pode ser visitado nas seguintes coordenadas: N39°30'30.11" W7°33'40.76"

4 comentários:

joão manuel magro disse...

Há varios anos e após uma tempestade que o destruiu parcialmente contactei a Junta de Freguesia de Povoa e Meadas e a Camara Municipal que me afirmaram nada poder fazer dado o facto de a conservação do sobreiro ser da responsabilidade do ICN.
Mesmo assim encarregaram-se de contactar esse Organismo -o que terão feito.
Foi-me transmitido que o responsavel daquele Organismo terá tido a seguinte resposta:
Então o Dr. Magro ( cirurgião de profissão)melhor do que ninguem deveria saber que tudo nasce e tudo morre!
Com esta resposta terão lavado a sua responsabilidade e provavelmente as suas consciencias (se as tiverem!) em relação àquele sobreiro do qual o próprio Ministerio da Agricultura tem no seu site um link proprio em que o considera Arvore de Interesse Publico.
A arvore teima em viver!
O Sobreiro considerado recentemente arvore nacional passará a ter naquele seu representante, assinalado na estrada com placa indicativa, não um motivo de orgulho mas sim de vergonha nacional exposto aos muitos estrangeiros que o visitam!
Como escreveu um autor anglo-saxonico o nivel civilizacional de um povo vê-se pela forma como cuidam as arvores!

João Manuel Magro

~joão manuel magro disse...

Hoje acrescentaria:
Na desgraça o Sobreiro do Pai Anes continua a ser um simbolo do Povo Português.
Arruinado, vitima da incuria e desleixo daqueles que mandam, exibe a todos os restos da sua antiga grandeza e ...teima em resistir!

Gonçalo Lemos disse...

Caro João Manuel Magro
Antes de mais obrigado pelos seus comentários.
Devo acrescentar e esclarecer que o ICN nada tem a ver com a conservação das àrvores monumentais em Portugal, tarefa que é da exclusiva responsabilidade da AFN - Autoridade Florestal Nacional. Mas a conservação é igualmente da responsabilidade dos seus proprietários, quando estas se localizam em terrenos privados. No caso do Sobreiro mencionado, não se poderá culpar apenas a AFN por não zelar pelo "seu" património mas aqui o problema deve-se fundamentalmente ao desleixo com que o sobreiro é/foi tratado, não se cumprindo com as recomendações da AFN. Todo o solo por baixo da árvore é cultivado, regado e usado como pastagem com consequências óbvias para a saúde das raízes. Em contraste, o Sobreiro da Herdade de Montalvo, em Montargil (já aqui mostrado)é o exemplo correcto de como se deve preservar e cuidar de uma árvore monumental. A culpa não deve morrer solteira.
Apesar de tudo, até na morte este Sobreiro é notável!

joao manuel magro disse...

Caro Gonçalo Lemos!
Peço desculpa pelas imprecisões do meu anterior comentario mas correspondem às informações transmitidas pelos autarcas a quem pedi ajuda naquela altura no sentido de fazer alguma coisa-se ainda possiovel-para salvar aquela monumental arvore.